fbpx

Traças

Espécies mais comuns

Traça do Livro

(Lepisma saccharina)

Classe: Insecta; Ordem: Thysanura; Família: Lepismatidae

Possuem até 1,3 cm, de coloração cinza prateada. Preferem e vivem em ambientes escuros e úmidos, consequentemente com hábitos noturnos e são insetos muito ágeis. Gostam de se esconderem em frestas de móveis, armários, caixas e prateleiras. Levadas em mudanças, junto á livros e utensílios dentro das caixas. Se adaptaram muito bem ao ambiente urbano, podendo ser encontrada em além de residências, museus, bibliotecas e outros estabelecimentos comerciais. Sua alimentação é composta por substâncias com excesso de proteínas, amido e açúcar. Grande destruidora de livros e documentos, consumindo também, cola, cabelos e sujeiras.

Na fase jovem, se apresenta muito semelhante à fase adulta, a diferença está no tamanho e maturidade sexual. A postura dos ovos varia de 50 até 100 ovos e seu período de fase larval pode chegar a 3 meses. A longevidade de uma traça adulta é de até 4 anos.

Traça do livro

(Tineola bisseliella)

Classe: Insecta; Ordem: Lepidoptera; Família: Tineidae

Na verdade, são mariposas em seu estado larval. Conhecidas também como traça de parede. Diferentemente das traças dos livros, elas possuem desenvolvimento completo, ovo, larva, pupa e adulto. As lagartas tecem um estojo achatado para sua proteção. E dentro dele é onde elas se desenvolvem, alimentando-se de fragmentos de uma infinidade de materiais, como, tapetes, roupas de lã, tecidos, estofados e até pele. Portanto, não fazem casulo. São de fácil identificação, podendo ser vistas deslocando-se pelas paredes e armários residenciais. Chegam a no máximo 16 mm de comprimento.

Controle de Traças

Fale agora com um de nossos Consultores Ambientais e solicite um orçamento!