fbpx

Percevejo

Biologia

As aranhas são animais carnívoros, geralmente solitárias e predadoras. Se alimentam principalmente de insetos, mas há espécies que chegam a se alimentar de pequenos pássaros e roedores. Algumas são caçadoras e perseguem suas presas. Esse tipo de aranha possui os sentidos do tato ou visão bem desenvolvidos. Outras utilizam a teia para apanhar insetos voadores e/ou enrolar a presa.

Elas digerem o alimento fora o corpo. Ao capturar a presa, elas a cobrem com sucos digestivos, que dissolvem o corpo da presa e o transformam em um líquido que então é sugado pelas aranhas. Normalmente podem repetir esse processo muitas vezes até finalmente digerir maior parte da presa.

Há o acasalamento entre macho e fêmea. As fêmeas fazem uma bolsa de fios seda, denominada ovissaco, e lá depositam seus milhares de ovos. Na maioria das espécies não ocorre cuidado parental, assim os filhotes criam-se sozinhos assim que saem da bolsa. Aranhas também realizam ecdise até atingir a fase adulta.

Percevejo de cama

(Cimex lectularius)

Classe: Insecta; Ordem: Hemiptera; Família: Cimicidae

É uma das espécies mais conhecidas de percevejo e a que melhor se adaptou ao ambiente urbano. Possui hábito predominantemente noturno, se escondendo durante o dia em frestas e fendas das paredes, tábuas, molas das camas, dobras e cantos dos colchões, papéis de parede, guarnições de portas e até tomadas elétricas. Muito comum em hotéis e pousadas. São ectoparasitas que são atraídos por calor e pelo CO2, liberado durante a respiração enquanto dormimos.

Possuem 4 a 5 mm de comprimento, se alimentam de sangue de animais e humanos. Normalmente após se alimentarem voltam para o seu abrigo. A picada causa coceira, podendo desenvolver processos alérgicos.

A fêmea deposita de 100 a 250 ovos em fendas. Seu desenvolvimento até a fase adulta é de aproximadamente dois meses quando a temperatura favorece. Suas fases de desenvolvimento, incluem, ovo, ninfa e adulto. Podem sobreviver por longos períodos sem alimento e sua longevidade é de 6 a 9 meses.

Controle de Percevejo de cama

Fale agora com um de nossos Consultores Ambientais e solicite um orçamento!