fbpx

Escorpiões

Biologia

Escorpiões são animais terrestres e possuem atividade noturna, escondendo-se durante o dia em locais úmidos e com sombra, como por exemplo, embaixo de troncos podres, rochas, tijolos, construções, serapilheira, buracos, frestas de muros, lajes de túmulos, entre outros. São encontrados principalmente em regiões tropicais e subtropicais, sendo mais ativos em épocas do ano com temperaturas mais elevadas.

Diferente do que se pensa, não são considerado animais agressivos. Acidentes com humanos são considerados casos excepcionais. Eles são animais carnívoros e se alimentam de especialmente de insetos, como baratas, grilos e cupins, mas também podem se alimentar de outros aracnídeos como as aranhas e até outros escorpiões – já que o canibalismo é algo muito comum entre eles.

São animais peçonhentos e utilizam seu veneno para imobilizar a vítima. Os acidentes ocorrem por não derem conta de sua presença, ele se sente ameaçado e inocula o veneno como forma de defesa.

Os escorpiões não põem ovos, os filhotes de desenvolvem dentro da fêmea. O parto acontece após uma longa gestação que pode durar de 2 a 3 meses. Nasce em torno de até 20 filhotes, que ficam nas costas da mãe até a primeira ecdise.  Sua longevidade média é de 3 a 4 anos e já adultos possuem em torno de 7 cm.

Espécies mais comuns

Escorpião amarelo

(Tityus serrulatus)

Classe: Arachnida; Ordem: Scorpiones; Família: Buthidae

Os escorpiões amarelos sofrem partenogênese, ou seja, as fêmeas não precisam de um macho para se reproduzirem. Seus óvulos se transformam diretamente em embriões que dão origem a novas fêmeas. Sim! Só há fêmeas. Seu veneno é extremamente perigoso para os humanos e animais domésticos. São os principais causadores de acidentes.

Escorpião marrom

(Tityus bahiensis)

Classe: Arachnida; Ordem: Scorpiones; Família: Buthidae

Os escorpiões marrons apresentam os dois sexos, machos e fêmeas. Não são considerados agressivos e causam mais acidentes em áreas rurais. Não gostam muito de luz, por isso possuem atividades noturnas e preferem locais úmidos como os das matas. Seu veneno não é tão perigoso como o do escorpião amarelo

Controle de Escorpiões

Fale agora com um de nossos Consultores Ambientais e solicite um orçamento!