fbpx

Aranhas

Biologia

As aranhas são animais carnívoros, geralmente solitárias e predadoras. Se alimentam principalmente de insetos, mas há espécies que chegam a se alimentar de pequenos pássaros e roedores. Algumas são caçadoras e perseguem suas presas. Esse tipo de aranha possui os sentidos do tato ou visão bem desenvolvidos. Outras utilizam a teia para apanhar insetos voadores e/ou enrolar a presa.

Elas digerem o alimento fora o corpo. Ao capturar a presa, elas a cobrem com sucos digestivos, que dissolvem o corpo da presa e o transformam em um líquido que então é sugado pelas aranhas. Normalmente podem repetir esse processo muitas vezes até finalmente digerir maior parte da presa.

Há o acasalamento entre macho e fêmea. As fêmeas fazem uma bolsa de fios seda, denominada ovissaco, e lá depositam seus milhares de ovos. Na maioria das espécies não ocorre cuidado parental, assim os filhotes criam-se sozinhos assim que saem da bolsa. Aranhas também realizam ecdise até atingir a fase adulta.

Espécies mais comuns

Aranha armadeira

(Phoneutria nigriventer)

Classe: Arachnida; Ordem: Aranae; Família: Ctenidae

É uma aranha bastante encontrada na América do Sul e muito típica no Brasil. Podem chegar até 17 cm de comprimento (incluindo as pernas). São consideradas aranhas agressivas, tendo esse nome porque armam o bote quando estiverem se sentindo ameaçadas, vivem em bananeiras, folhagens, entre madeiras e pedras empilhadas, terrenos baldios, zonas rurais e próxima às residências. Durante o dia escondem-se em lugares úmidos e escuros, sendo mais ativa no período noturno. Elas imobilizam as presas com auxílio do seu veneno, por isso não constroem teias. Sua marca registrada é o comportamento defensivo em posição ereta, com movimentos laterais do corpo e as pernas dianteiras elevadas como mostra a imagem. Possuem um veneno extremamente ativo em seres humanos, aliado à sua adaptação em ambientes urbanos, faz com que as armadeiras sejam responsáveis por boa parte dos acidentes causados com aranhas. Seu tempo de vida pode chegar à até 2 anos.

Aranha marrom

(Loxosceles sp)

Classe: Arachnida; Ordem: Aranae; Família: Sicariidae

São pequenas, podendo medir em torno de 4 cm de diâmetro. De coloração marrom e com pernas finas e longas. Vivem sob cascas de árvores, folhas secas, em buracos, telhas e tijolos empilhados, muros velhos, paredes de galinheiro, entre outros. Se adaptam facilmente ao ambiente doméstico, se alojando atrás de móveis, quadros, livros, rodapés soltos, cantos de parede e até em roupas e sapatos guardados a muito tempo. Constroem teias irregulares com aparência de algodão e se alimentam de pequenos animais, como formigas, cupins, pulgas, traças e até tatuzinhos. 

É uma das aranhas que mais causa mortes no mundo e tem o veneno mais tóxico entre as aranhas brasileiras. Possuem atividade noturna e principalmente no verão. Ao contrário da picada da armadeira, a da aranha marrom é indolor, entretanto, não deve ser ignorada, pois pode causar uma ferida com necrose da pele. Os acidentes são comuns na hora de pôr calçados ou roupas onde elas estão escondidas, ou são vítimas que colocaram a mão em uma fresta, coisas do tipo. Elas não são agressivas, atacam por defesa quando se sentem comprimidas. Vivem até 2 anos.

Aranha de jardim

(Lycosa erythrognatha)

Classe: Arachnida; Ordem: Aranae; Família: Lycosidae

Conhecida também como aranha de grama ou aranha lobo, é facilmente encontrada em gramados, próximo à riachos e rios e até mesmo jardins de residências. Elas são pequenas e possuem aproximadamente uns 5 cm. É bastante confundida com a Armadeira pois como mecanismo de defesa também levanta suas pernas dianteiras. Possuem hábitos diurnos e são pouco agressivas. Não fazem teias e gostam de ficar próximo a janelas, esperando uma brechinha para se abrigar do frio, além de ser um ponto estratégico para capturar insetos que são atraídos pela luz. Sua picada é dolorida, porém dificilmente evolui para casos mais graves. Podem viver até 2 anos e meio.

Controle de Aranhas

Fale agora com um de nossos Consultores Ambientais e solicite um orçamento!